segunda-feira, 5 de junho de 2006

Cada Vez Menos Costa

Com o regresso da época balnear, a praia da Vagueira e a praia do Areão passam a ser destinos mais assíduos por parte da população do concelho de Vagos, assim como de todos aqueles que nos vêm visitar nesta altura do ano. Todos os anos dificilmente podemos deixar de ouvir alguém a comentar que há cada vez menos areal nas nossas praias. Bem, de facto este ano o “encurtamento” do areal é menos perceptível (ou pelo menos assim me pareceu), mas a erosão da nossa costa é um dado bem adquirido, sendo Portugal o quinto país da União Europeia mais atingido por este problema, com quase 30% do litoral costeiro afectado pela erosão costeira.

No Relatório do Estado do Ambiente 2004, apresentado em Abril último, as taxas médias de recuo iam de 2 centímetros a 9 metros (!). O recuo médio para a linha Costa Nova – Vagueira é de 8 metros! Esse mesmo relatório salienta «os sectores Espinho – Ovar e Aveiro – Areão, onde foram construídos extensos campos de esporões e defesas frontais».

Uma das soluções que foi implementada para tentar resolver este problema foi a construção de esporões. No entanto, e segundo a Prof. Cristina Bernardes, trata-se de “empurrar” o problema mais para sul. A solução, apontada por esta especialista, é a de transferência artificial dos sedimentos do molhe Norte para o Sul do Porto de Aveiro, ou pela destruição dos esporões, substituindo-os pela realimentação artificial das praias. Por outras palavras, é necessária uma intervenção política que permita avançar rapidamente com medidas que possam minimizar este problema que tanto aflige a nossa costa.

Sem comentários: