terça-feira, 27 de junho de 2006

Portugal Mais Digital (?)

Nesta última semana tivemos a oportunidade de observar o governo a fazer aquilo que mais gosta: espectáculo mediático. Desta vez o show-off do Primeiro-ministro foi em torno da ligação da última central telefónica que garante assim a cobertura nacional da tão badalada banda larga. O pelo menos dizem que cobre.

Na terça-feira passada era também apresentado, com pompa e circunstância, o ViaCTT, um serviço dos CTT que disponibiliza uma caixa de correio electrónico a particulares e empresas. Um serviço que se diz seguro e disponível para todos os portugueses, nas palavras dos nossos governantes.

Por um lado existem inúmeras queixas de que a banda larga, ou ADSL, não chega de facto a todos, pelo que a apregoada cobertura de 100% deixa dúvidas em muitas pessoas.

Por outro lado, o serviço ViaCTT, que inicialmente foi anunciado como um meio de aproximar todos os cidadãos à sociedade de comunicação, afinal ficará apenas disponibilizado para aqueles que já têm acesso à Internet desde casa. Ou seja, tudo na mesma. Algures no futuro haverá computadores nos correios para que o cidadão comum possa lá aceder a sua caixa de correio.

Mais uma vez, o governo se preocupou com fazer elaborados anúncios e descuidou os verdadeiros princípios que os serviços apresentados deveriam assegurar.

Sem comentários: