quarta-feira, 18 de outubro de 2006

(Ciber)Dúvidas

Caracter ou carácter?

Embaixadora ou embaixatriz?

"Foram eles quem mandaram" ou "foram eles quem mandou"?

Diz-se, meio a sério e meio a brincar, que o português é uma língua traiçoeira. Infelizmente, e devido à qualidade dúbia de alguns profissionais da comunicação social, alguns erros de português acabam se "entranhar" no público. "Uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade", o mesmo podendo acontecer com o "mau português". De tantas vezes que se lê/ouve um erro, este acaba por poder tornar-se em "regra".

Independentemente do motivo, poderão existir situações decorrentes do uso da nossa língua que despertam em nós dúvidas sobre a sua correcta aplicação.

Na internet existe um espaço excelente para o tratamento destas dúvidas. O Ciberdúvidas é um site (ou deveria escrever sítio?) onde podemos fazer as mais diversas consultas sobre a utilização correcta do português. Simples, basta fazer uma pesquisa sobre a nossa dúvida e, caso não exista nenhuma referência que nos elucide, podemos sempre enviar uma mensagem com a nossa pergunta.

À beira de encerrar em 2005, o Ciberdúvidas conseguiu dar "a volta por cima" e granjear, garantindo assim a continuidade de um nobre projecto que apenas pretende defender a língua de Camões e de Pessoa.

Passa, a partir de hoje, a constar na lista de links (ou deveria dizer ligações?) existente no meu blog.

Sem comentários: