domingo, 15 de outubro de 2006

Movimentos na Internet

A internet tem sido o palco para os mais diversos tipos de manifestações, umas mais sérias outras que nem ao diabo lembra.

Isto a propósito de dois movimentos que ganharam amplitude graças ao recurso de espaços como os blogs ou os grupos de discussão.

O primeiro, CAPSoff, defende a remoção da tecla Caps Lock dos teclados dos computadores. Sim, leram bem: trata-se de um movimento que quer teclados de computador sem Caps Lock.

Hintjens, impulsionador do Capsoff, resume a posição do movimento numa única pergunta: «Porque é que preciso de uma tecla que ME FAZ ESCREVER ASSIM?». Entenda-se que as normas de etiqueta de salas de chat on-line consideram que a escrita em maiúsculas corresponde a “FALAR AOS GRITOS”.

A tecla de Caps Lock surgiu em correspondência à tecla para escrever em maiúsculas existente nas já museológicas máquinas de escrever. Os actuais processadores de texto, com as suas mais diversas funções que actuam sobre as fontes utilizadas, podem ter tornado esta tecla. Ou talvez não.

Pretende-se não apenas a mera remoção da tecla mas a sua substituição por outra no seu lugar, como por exemplo um enter à esquerda ou uma tecla programável.

Outro movimento, mais idealista, teve origem num grupo de amigos de São Francisco (EUA). Este movimento, The Compact, tem como premissa não comprar nada durante o ano de 2006, exceptuando apenas o consumo de bens essenciais.

Pretende ser um movimento alternativo ao desperdiço, ao gasto de dinheiro e tempo em coisas supérfluas, contrariando assim a tendência capitalista e consumista dos nossos dias.

Sem comentários: