quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Notas de Euro debaixo de ataque?

A Reuters noticia hoje um caso que começou em Junho e que apenas parecia ser um situação isolada de uma nota entregue num banco da capital alemã, nota que literalmente se desfazia nas mãos da pessoa que a transportava.

O certo é que começaram a aparecer em diversas cidades alemãs mais notas no mesmo estado, tendo sido contabilizadas mais de mil, entre notas de 5 a 100 euros, situação que está a ser já investigada pela polícia.

Testes demonstraram que as notas foram contaminadas com ácido, o que terá provocado a sua forte deterioração. Na TSF era noticiado ainda que se trataria de acido sulfúrico e que as notas poderiam ter sido pulverizadas com um sulfato que, em contacto com água (por exemplo, suor), pode formar o ácido que danificou as notas, ficando por explicar se as notas assim tratadas não terão provocado lesões na pele das pessoas que as manusearam.

Dano não-intencional ou propositado? Se se verificar a última hipótese, estaremos perante um atentado terrorista, um ataque à moeda única ou o desvairo de alguém com muito tempo nas mãos e nada para fazer? É esta a pergunta que a polícia se coloca. Entretanto o Banco Central alemão acredita que não se trata de qualquer tipo de atentado.

Para já fica apenas a marca inusitada deste caso.

Sem comentários: