sexta-feira, 23 de março de 2007

"La Catedral del Mar"

No verão passado passei por terras espanholas e lá adquiri um exemplar do romance "La Catedral de Mar", de Idelfonso Falcones. Na altura este livro já ia na sua 16ª edição e era um autêntico campeão de vendas. Para um estreante, foi uma entrada de rompante no circuito dos best-sellers.

Só agora é que "peguei" neste livro e li-o literalmente de um só fôlego. São seiscentas páginas que passam quase sem nos apercebermos disso e que valem bem a pena.

Este romance decorre na Idade Média, mais precisamente no século XIV, e conta a vida de Arnau Estanyol, cuja vida gira em torno da construção da Catedral de Santa Maria do Mar, em Barcelona, um templo construído pelo povo e para o povo, expoente máximo do gótico catalão.

O pai, que servia um senhor feudal, foge com Arnau Estanyol para Barcelona. Sem mãe, acaba por encontrar o carinho na imagem da Nossa Senhora do Mar, numa altura em que se iniciavam as obras da Catedral. De um simples estivador (um bastaix) a representante máximo da Câmara do Comércio de Barcelona, integrando também a nobreza espanhola, Arnau vê-se envolvido nos momentos mais marcantes da história da cidade de Barcelona.

Este livro foi publicado em português pela Bertrand com o título "A Catedral do Mar", e, contrariamente ao seu fenómeno de vendas verificado em Espanha, ele passou completamente ao lado do mercado nacional. Não deixa, no entanto, de ser um excelente livro que recomendo vivamente.

A não perder.

1 comentário:

Rosagorsessn disse...

eu tambem ja tive o prazer de ler esse maravilhoso livro quando estive em Barcelona em 2007,li a versão em espanhol e viajei no tempo a cada página,parabens a todos que já leram essa obra prima.beijos Rosangela (Rosa)