terça-feira, 31 de julho de 2007

Cafeína e Exercício contra Cancro

Depois de um início algo tímido do verão, o sol e o calor parecem estar definitivamente instalados, um verdadeiro convite para dar um salto até a praia e relaxar na areia na companhia de um bom livro.

Uma das grandes preocupações para quem se dedica aos "banhos de sol" é a exposição à radiação ultravioleta e consequente risco de contrair cancro da pele. Nestes últimos dias o índice ultravioleta tem estado a bater o limite máximo da escala, recomendando-se por isso que as pessoas se ausentem das praias nas horas de maior sol. Para consultar a previsão do índice de UV basta visitar o sítio do Instituto de Meteorologia.

Ora, a Reuters noticiou na segunda-feira o anuncio feito por cientistas que afirmam que o exercício combinado com consumo moderado de café pode ajudar a prevenir o cancro da pele. Mais precisamente, experiências em ratos mostraram que a cafeína e o exercício combinados conseguiram, de algum modo, destruir células cujo ADN foi destruído através de radiação ultravioleta B (o famoso UVB), células estas que originariam células pré-cancerígenas.

Assim dito desta forma leva a crer que basta beber uns cafés na esplanada e dar umas caminhadas pela praia para prevenir o cancro da pele. No entanto, os cientistas ainda não provaram se estes resultados são aplicáveis em seres humanos.

Entretanto mais vale continuar a recorrer ao protector solar e seguir os cuidados com a exposição ao sol...

Sem comentários: