quinta-feira, 12 de julho de 2007

A Epopeia dos Patos de Borracha

Há notícias que de facto se destacam pelo insólito. Esta é mais uma: 29 mil patinhos amarelos de borracha - sim! patinhos de borracha! - estão há 15 anos a deriva no oceano e, segundo os oceanógrafos, irão agora dar à costa inglesa e também provavelmente à costa portuguesa.

Fala-se de uma epopeia de 27 mil quilómetros, tendo alguns destes patos ficado retidos no gelo do Ártico. O facto de alguns terem já dado à costa leste dos EUA leva os cientistas a crer que ainda este verão aparecerão na costa inglesa. Mas atenção: não há certezas de nada! As previsões são baseadas em previsões computacionais e parte do princípio que os patos de borracha resistiram até hoje, o que é muito provável atendendo às características da borracha.

Para além do insólito, sem bem que não se trata de um caso único, trata-se de uma situação que tem ainda duas vertentes importantes: mais uma chamada de alerta para as questões de poluição ambiental e uma oportunidade para o estudo das correntes marítimas e validação de modelos matemáticos.

Mais sobre esta notícia aqui, aqui, aqui e aqui.

Entretanto estejam de olhos atentos sobre o Atlântico.

Sem comentários: