quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sabichões 2008 - A XIII Edição

Associado ao número treze está todo um folclore supersticioso, sendo, regra geral, conotado ao azar. Neste caso o número treze é revelador de um projecto que resistiu ao tempo, chegando assim ao seu décimo terceiro ano de existência.

Os Sabichões, tal como se pode ler na sua entrada na Wikipédia (muito incompleto ainda, é verdade), teve a sua origem numa «ideia de, por um lado, desenvolver a interacção cultural entre as freguesias do concelho de Vagos e, por outro, despertar o interesse colectivo para os aspectos tradicionais inerentes a cada freguesia, permitindo a divulgação da maravilhosa diversidade folclórica que incorporam um património que se pretende preservar e transmitir às gerações vindouras». Surge assim um concurso de componente lúdico e cultural que teve a sua primeira edição no longínquo ano de 1997, tendo decorrido no auditório do Centro de Educação e Recreio (CER) de Vagos. A partir daí, percorreu as várias freguesias do concelho.

O regresso a Vagos pode traduzir-se em duas coisas: primeiro, todas as freguesias tiveram a oportunidade de acolher este evento, uma das pretensões que a organização original de "Os Sabichões" sempre desejou ver concretizado; segundo, trata-se decididamente de um evento que foi acarinhado e recolheu as mais diversas simpatias nos lugares por onde passou o que lhe confere "pernas para andar" pelo menos mais uma volta pelo concelho :-)

Nesta sua 13.ª edição, Os Sabichões 2009 - O Regresso dos Sábios, o concurso regressa à sede do concelho, congregando na sua organização as mais diversas pessoas que fizeram parte das várias organizações que este concurso já conheceu nas edições anteriores, entre as quais eu tive o prazer de integrar, tudo conduzido pelo maestro Alexandre Ferreira.

Entretanto já foi sorteado a presença das equipas nas várias sessões, faltando apenas a confirmação das datas em que decorrerá esta edição de Os Sabichões". Toda esta informação está disponível no sítio do concurso (que pode ser consultado aqui), o qual ainda está ainda em construção e no qual serão colocados mais conteúdos referentes aos 13 anos de existência de esta "instituição" vaguense.

Sem comentários: