domingo, 1 de março de 2009

Ah! Valeu sempre a pena... (2)

Sobre a escolha de Vital Moreira para cabeça de lista pelo Partido Socialista ao Parlamento Europeu, não deixa de ser interessante observar homogeneidade das reacções na blogosfera:
«Como tem demonstrado no seu blog, Vital Moreira é um dos apoiantes mais indefectíveis de Sócrates, o que faz supor que Sócrates já não consegue chamar pessoas fora do seu núcleo restrito de seguidores. É de salientar ainda que, nesta época de crise onde se esperariam soluções novas a nível europeu, Vital Moreira nada tem de novo a dizer sobre as questões europeias, a não ser insistir no desastrado Tratado de Lisboa, tendo sido até um dos maiores apoiantes da escandalosa decisão de retirar aos portugueses a possibilidade de sobre ele se pronunciarem em referendo.»
«Vital Moreira é academicamente competente e tecnicamente insuspeito. Postulados não desprezíveis num Parlamento. Mas o seu propósito de gorjear no grupo de amigos do sr. Sócrates, não lhe vai trazer aplausos ou fidelidades. Pelo contrário, perde-se um académico e não se ganha um político.»
«A escolha de Vital Moreira como cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, vem apenas confirmar, mais uma vez, aquela que tem vindo a ser a tónica dominante: o cerrar de fileiras entre os militantes com vista à mobilização para os três actos eleitorais que estão previstos.»
«“- Não estou a conhecer, já fez alguma coisa de jeito?”
Questionava, espontânea e surpreendida, uma militante menos avisada (e informada) para a escolha do seu Secretário-geral para
cabeça de lista dos socialistas às europeias.O "socialista freelancer", como se auto denominou, é um joker com que Sócrates marca pontos, que mais não seja pelo efeito surpresa.
Feito o anúncio, o sentimento geral na audiência presente, foi de imediatamente positivo. Vital Moreira tem o efeito simbólico necessário para vir a personificar a inovação na continuidade, já para as próximas eleições.»
«Aposto que a Ana Gomes deu pulos e pulos de alegria. Não tenho a mais pequena dúvida.»
«Ai, Vital Moreira tem assumindo uma verdadeira função de fiador das diferentes políticas de José Sócrates e do actual PS, ao ponto de lê-lo tornar-se uma actividade insuportável.»
«O famoso ideólogo e defensor acirrado de Sócrates foi enviado para a Sibéria…ips, para a Europa como prémio pelos bons serviços prestados a este regime velho e caduco do Partido Socialista.»
«Que a filo-governamentalidade é rendosa, já supunha. Tanto é que não.»
«Nenhuma surpresa. Um homem, outro dentro da minoria dos professantes acéfalos da Legislatura, professantes de Sócrates, mate ou enforque, outro langue de bois, teria de ser recompensado com o 'surpreendente' convite para cabeça de lista ao PE, pelo PS. Quatro anos assanhado por cada treta governamental, defendendo o diabo e assassinando o anjo, o mais fiel defensor do Governo, inteiramente servil e licitador da própria consciência numa base quotidiana, arrematada contra a realidade, contra tudo e contra todos, Vital é aquilo que se pode chamar um caso de sucesso da mais regular e sistemática bajulação, causa dele. Boa viagem!»
«A escolha dizia-se ser entre Freitas do Amaral e Ferro Rodrigues. Afinal a escolha recaiu em Vital Moreira, o intelectual mais empenhado e militante na defesa das políticas deste Governo, quer no seu blogue quer nos diversos jornais nos quais opina. Intelectual orgânico do socratismo vê agora reconhecida e politicamente recompensada a importância da sua acção em defesa das políticas seguidas pelo PS a nível interno e a defesa que fez do tratado de Lisboa.»
«O PS não é ingrato e sabe «recompensar» quem, ao longo dois últimos quatro anos, tem apoiado e defendido com inexcedível disciplina e espapanante zelo a política do actual Governo.»
«Vital Moreira - que nos últimos meses tem assinado alguns dos maiores panegíricos de que há memória ao primeiro-ministro - é escolha exclusiva dele, não é escolha do partido. Neste caso, como em tantos outros, o PS serve apenas para fornecer os aplausos.»
«Prémio De Carreira Por Bons Serviços (Também) Blogosféricos Prestados»

2 comentários:

Porfirio Silva disse...

«homogeneidade das reacções na blogosfera»?
Isso só pode ser por as suas viagens pela blogosfera estarem muito limitadas.

Tony Almeida disse...

Muito semelhantes as suas: pelos vistos você vem sempre cá parar :-D

Mais a sério: de facto a selecção pode parecer um pouco limitada porque tive o cuidado de não incluir alguns post que me pareceram ofensivos.

E não se pense que duvido da competência de Vital Moreira, que é uma personalidade reconhecida.

Não deixa de ser curioso, no entanto, que esta nomeação tenha sido vista por um grande conjunto de pessoas como um "prémio de carreira" (e esta expressão não é minha).

Mas agradeço a sua preocupação com o meu horizonte cibernauta. Em todo caso, estou aberto a sugestões...